segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Home theater 3D cria 'bolha sonora' na sala de televisão

No que diz respeito a televisores, a IFA 2010 definitivamente é a “feira do 3D”. No entanto, esse título não se limita apenas às telas. No evento de eletrônicos e utilidades domésticas realizado até dia 8 em Berlim, Alemanha, também há aparelhos de som 3D, que prometem a imersão sonora do telespectador enquanto ele assiste à TV. Ou uma espécie de “bolha sonora” que envolve o usuário.

Se o efeito 3D nas imagens mostra objetos “saltando” da tela, no caso do som o objetivo é criar um ambiente que coloca o espectador dentro da cena (no caso de um filme) ou na plateia de um show (caso esteja ouvindo um CD ou vendo um DVD musical).

Há desde sistemas complexos de home theater, com várias caixas de som que devem ser espalhadas pelo ambiente, a modelos mais simples, com apenas um módulo que simula a imersão do ouvinte. Os testes do UOL Tecnologia mostram que se tratam basicamente de home theaters (esse termo aparece inclusive nos nomes dos produtos) que foram melhorados, para aumentar a sensação de realidade vivida pelo telespectador.

Um exemplo de 3D simples é o equipamento Lenco SB-100, com o sistema Sonic Emotion 3D Sound. Trata-se de uma espécie de caixa de som em forma de barra, que pode ser instalada logo abaixo da televisão. Uma de suas vantagens é que, durante a instalação, não são necessários fazer ajustes de posicionamento de caixa, como o de alguns sistemas conjugados.

Em teste realizado no stand da Sonic Emotion, empresa que desenvolve chips de 3D para som, a reportagem do UOL Tecnologia constatou essa alternativa funciona bem e que, em pontos diferentes da sala montada na feira, a qualidade do som era a mesma -- apesar de o aparelho ser formado por apenas uma peça.

Outro aparelho que promete o mesmo tipo de efeito, de forma mais complexa, é o LG HX900 Real 3D Sound Home Theatre System. O HX900 é composto por quatro alto-falantes, que ficam nos quatro cantos da sala, e mais dois subwoofers.

Segundo o fabricante, o diferencial do alto-falante é que, graças a sua estrutura triangular na extremidade, o som se espalha até para o teto (veja a imagem no início desta reportagem). Dessa forma, é criado o efeito que eles chamam de “Dome Effect” (efeito cúpula, em tradução livre), que faz com que o usuário tenha uma experiência próxima à de um show.

A sul-coreana também disponibilizou o sistema para testes com a exibição de um show de Celine Dion e com o spoiler do filme “Fúria de titãs” (isso mesmo: durante a apresentação, aparece a última cena). No ambiente criado pela LG, o sistema funcionou bem. A impressão de estar presencialmente no show é real. Porém, resta saber se o usuário comum conseguirá atingir o mesmo nível de regulagem do sistema na sala de sua casa.
 
Outra empresa que no ramo de sistemas de som 3D foi a Philips. A companhia apresentou o Immersive Sound Home Theater with 360Sound. Apesar do nome grande, consiste apenas em um jogo de caixas de som, combinado com outros produtos da marca (como tocador Blu-Ray 3D). São quatro conjuntos de dois alto falantes, que ficam nas pontas da sala e um alto-falante lateral na região central, próximo à televisão. O preço estimado dele é 1.499 euros na Europa.
 
HX900 tem estrutura triangular nos alto-falantes. LG diz que, assim, o som se espalha até o teto  
 Fonte: http://tecnologia.uol.com.br

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