sábado, 11 de setembro de 2010

Nova tecnologia consegue copiar um livro de 170 páginas em um minuto

Pesquisadores japoneses divulgaram nesta ultima sexta-feira (10/09) que estão desenvolvendo uma tecnologia que consegue escanear um livro enquanto as páginas são viradas rapidamente pelo leitor.
  
Esquema de funcionamento do aparelho
O protótipo de escaner capaz de digitalizar um livro de 170 páginas em um minuto estará pronto dentro de dois anos, prevê o pesquisador que dirige a equipe da Universidade de Tóquio responsável pelo desenvolvimento desse aparelho, Yoshihiro Watanabe. O escaner funcionará com câmeras capazes de tirar até 500 fotos por segundo.

"Consideramos que se trata do sistema de escaner mais veloz do mundo, pelo menos levando em conta as tecnologias difundidas publicamente até agora. Estamos trabalhando com a possibilidade de usar robôs para que virem as páginas automaticamente e com mais concisão", afirmou.

Para não haver distorção enquanto as páginas são viradas, o sistema é ajustado medindo formas em três dimensões. Assim, as imagens podem ser eletronicamente transformadas para parecem como o original.

A nova tecnologia foi desenvolvida enquanto empresas de impressão japonesas visam o mercado de e-books, que podem ser lidos com o uso de aparelhos como o iPad, da Apple, e o Kindle, da Amazon.

A previsão é de que o protótipo fique pronto em dois anos. Abaixo, um vídeo dos criadores mostra como o aparelho funciona.

















Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia

Um comentário:

  1. Muito legal...
    mas queria um que fizesse ao contrário, rs
    ainda prefiro livro impresso.. tenho vários livros aqui no pc, tenho vontade de ler todos, mas comprar (alguns sao mt caros) ou imprimir é foda... e ler no pc tbm acaba com a vista..

    ResponderExcluir