terça-feira, 30 de novembro de 2010

Epic Mickey: conheça o lado sombrio do mundo Disney no jogo para Wii

Em uma época dominada por fuzileiros espaciais carecas, soldados de elite, guerreiros em mundos mitológicos e outros heróis mais carregados de testosterona, não é fácil ser um camundongo de bermuda no mundo dos videogames. A verdade é que Mickey, o icônico personagem de Walt Disney que completou 82 anos no último dia 18, mudou muito desde sua estreia no desenho animado "Steamboat Willie". Foi-se o tempo em que ele era mais bagunceiro e aprontador; quem o vê hoje em dia encontra um personagem simpático, certinho demais...

No que depender de Warren Spector - game designer envolvido na produção de clássicos do PC como "Deus Ex", "System Shock" e "Thief" -, isso está prestes a mudar com "Epic Mickey", jogo de aventura exclusivo do Wii lançado hoje em vários países, inclusive o Brasil. Spector é o diretor da Junction Point Studios, produtora fundada em 2005 e comprada pela Disney em 2007.

Derramamento de tinta inicia a aventura 
O jogo é ambientado no Deserto dos Desenhos, um mundo onde vivem as criações abandonadas ou rejeitadas de Disney. Seu primeiro habitante é Oswald, o Coelho Sortudo, personagem de Disney criado antes de Mickey. Em certa ocasião, o herói entra no lar do Yen Sid e, inadvertidamente, bagunça a ordem das coisas ao derramar tinta e diluente na maquete do Deserto. Vendo a besteira que fez, Mickey foge, sem saber a gravidade do seu problema...

Isto dá poderes ao vilão Mancha Negra, que corrompe aquele mundo - tornando a vida de Oswald um verdadeiro tormento -, e cabe a Mickey resolver a encrenca, voltando tempos depois. Munido de pincel mágico e diluente, o jogador pode criar ou apagar elementos do mundo, enfrentando monstruosidades robóticas criadas pelo Cientista Louco - um monte de máquinas capengas que serviriam de companhia para Oswald, inspirados pelos personagens clássicos da Disney - e outros vilões. O jogo alterna sequências 3D e 2D, incluindo referências às produções e parques da gigante do entretenimento.

Mas o que torna essa aventura do personagem tão diferente de suas incursões passadas no mundo dos games? Afinal, Mickey já teve papéis em "Magical Quest", "World of Illusion" e "Kingdom Hearts". A resposta é simples: um mundo onde suas atitudes e decisões têm influência no jogo.

- O que os jogadores que não são necessariamente grandes fãs do Mickey podem esperar é o tipo de experiência baseada em escolhas que todos os meus jogos tiveram até hoje - diz Spector em entrevista ao GLOBO. - Do ponto de vista da jogabilidade, você pode até não ver os mesmos tipos de consequências vistas em "Deus Ex" e "Ultima", mas eu certamente não abandonei essas raízes.

Exemplo disso é a própria aparência de Mickey. Se o jogador realiza feitos mais heroicos e bondosos - como salvar um dos moradores de uma enrascada - o herói fica com um visual mais altivo. Agora, se optar por um estilo menos simpático (vai que deixar de salvar um inocente rende vantagens em dinheiro?), Mickey ficará com uma aspecto mais manchado e sujo. Além disso, também são alteradas as recompensas e a percepção do personagem pelos coadjuvantes. Duas partidas poderão ser bem diferentes entre si.

Spector é um fã ferrenho da obra de Walt Disney há tempos e faz questão de homenagear as criações do mestre da animação em toda parte do jogo. Vai ser mais um atrativo.

Confira abaixo uma seleção de artworks do jogo:












Nenhum comentário:

Postar um comentário