terça-feira, 30 de novembro de 2010

Walkman: o clássico se aposentando de vez?

 
A Sony anunciou oficialmente que, depois de 31 anos, não venderá mais aparelhos Walkman de fita cassete no Japão. Eles ainda resistiam bravamente ao estrondoso sucesso do iPod e de outros tocadores MP3. A notícia é triste para quem acompanhou a revolução que os aparelhos causaram na indústria fonográfica.  Para os mais novos, são itens de museu há muito tempo.
 
Dados oficiais da Sony confirmam o sucesso. Ao longo de três décadas foram mais de 220 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. No entanto, a marca Walkman continuará apenas com produtos digitais, como MP3 e MD players.
 
As fábricas da companhia japonesa continuarão a fabricar o toca fitas por tempo indeterminado enquanto existe demanda em outros países. Porém, a derrocada no Japão é o principal indício do começo do fim da vida do já saudoso aparelho.
 
Irônico é o anúncio da Sony coincidir com o aniversário de 9 anos do iPod, o principal responsável pela morte lenta de um ícone da geração anos 80.
 
Mas isso não é motivo para ficar completamente triste. Como forma de homenagear o rádio portátil mais charmoso do mundo, a Sony lançou um MP3 player com layout totalmente baseado no formato clássico do walkman.
Esse MP3 player à venda no site Urban Outfitters por US$ 48 lembra os bons tempos em que o walkman era preso na cintura e todo mundo achava supermoderno. Mas esse aqui não toca fitas (óbvio), apenas tem uma entrada para cartões SD.

A grande sacada do aparelho são os botões de controle que simulam uma fita cassete: play, pause, stop, rewind e foward. Exatamente como nos velhos tempos.

Enquanto os mais saudosos lembram do tempo em que gravar uma cópia do seu LP preferido em uma fita K7  para ouvir a caminho da escola era o máximo, os mais novos tem a chance de conhecer, pelo menos na aparencia, um ícone dos anos 80.



Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário