sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Feliz dia do Designer...ou não

No dia 19 de Outubro de 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de Novembro como o Dia Nacional do Design, entrando em vigor no dia 20 de Outubro no mesmo ano. A data foi escolhida por fazer referencia ao nascimento de Aloísio Magalhães, um criador múltiplo, e que embora fosse formado em Direito, foi o pioneiro do design gráfico de nosso país.

Mas embora tenhamos um dia para comemorar a nossa profissão, existem questões que nós designers deveríamos tomar como prioridade. A primeira delas, definitivamente, é batalhar pela regularização da nossa profissão.

Se pararmos para pensar na série de benefícios e oportunidades que perdemos por não termos uma profissão regularizada e pensar que escolheram um dia para se comemorar essa profissão (que a rigor, nem "existe"), é no mínimo algo para refletir sobre aqueles que deveriam defender nossos direitos frente ao governo e se perguntar porque, até hoje, nenhum designer se aventurou nos terrenos da política (pelo menos, não de forma efetiva e relevante). Afinal de contas, os maiores interessados na regularização da profissão somos nós, logo, seria de se esperar um maior engajamento de nossa parte para resolver logo esse detalhe que nos impede, por exemplo, de entrar por concurso em algum cargo publico, usando o nosso diploma de grau superior.

E o que podemos fazer? Primeiro, deveríamos nos preocupar com quem colocamos no poder, quais os prefeitos que elegemos e todos aqueles que podem e prometem fazer algo pela nossa classe. Aproveite que as eleições passaram e procurem lembrar que candidato lhe pareceu mais receptivo para levantar nossa bandeira em brasília. Lembrou de alguem?

Então eu tiro esse dia do design para comemorar também, mas principalmente para pensar naquilo que estou fazendo para o grupo como um todo. Parar de olhar só pro meu umbigo e em procurar freneticamente um escritório que me ofereça um contrato vitalício e fazendo eu não me preocupar em pagar menos impostos e taxas pelo meu trabalho freelance.

Enfim, antes de sair por ai correndo pelado com uma garrafa de cerveja na mão em comemoração ao nosso dia, pare e pense em tudo que você poderia estar fazendo em virtude do todo, mas que não faz justamente por achar que é o unico a fazer algo. Agora você já sabe que não é...

Ah, piadas com a ignorância dos outros sobre a nossa profissão? Trocadilhos com o fato de, no Brasil, qualquer animal colocar a palavra "design" (hair design, design de unhas etc) em qualquer porcaria para dar um ar de importância e ter assim mais status? Sim, isso também me irrita e também vamos fazer a nossa parte em sacanear esse povo. Como eu estou sem nenhuma criatividade, vou simplesmente postar aqui uma imagem que explica bem rápido como nos sentimos durante toda a nossa vida profissional, toda a vez que encontramos algo do gênero (criado por Haro Schulenburg e Jonathan Prateat)



Por Antônio Luiz Cunha, que adverte: correr pelado com uma garrafa de cerveja na mão foi apenas uma piada, não considere como uma sugestão e não  faça isso pra comemorar o dia do design e...ei, volta aqui! Espera, veste essa calça...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário