quarta-feira, 27 de outubro de 2010

11 dicas essenciais que todo designer deve aprender

Algumas destas dicas são universais e podem ser aplicadas a outras áreas da sua vida. Este artigo, inspirado no artigo do 1stwebdesigner possui dicas óbvias, mas que você provavelmente não segue ainda.

Nunca pare de aprender 
Quando eu era criança e reclamava do porre que era estudar, meu pai sempre dizia: “Filho, acostume-se; não importa o que você faça da vida, você nunca vai parar de estudar“. E isso vale para qualquer profissão – sim, até “mulheres da vida” precisam estar sempre estudando para ficar por dentro da bizarrice sexual mais nova!

Se você tem menos de 20 anos ou ainda está no ensino médio, estudar pode parecer um saco. E é, não nego. Mas quando você passa a estudar aquilo que você ama (no meu caso, design), você não vai achar tão ruim ficar horas lendo livros de Munari ou Kandinsky. E mesmo se você já masterizou todos os clássicos, você ainda precisa ficar se atualizando em relação a software – aprender o que tem de novo naquela nova versão do Photoshop e Illustrator.

E não pára por aí: sempre existe uma técnica nova ou o surgimento de um novo estilo. O bom é que aprender demais nunca será demais quando você ama o que faz.

Leia sobre design
Não importa se for um blog, um livro ou uma revista. Sempre leia artigos sobre design. Aqui na barra lateral do Design Blog (na seção “Blogroll”) existem vários blogs interessantes que recomendo a leitura.

Além disto, procure outros blogs ou sites que tenham artigos, tutoriais, inspiração, etc.

Viu um texto bom? Favorite-o!
Através de uma enquete aqui no blog vi que a maioria de vocês, caros leitores, não favorita ou guarda links. Se tem algo que não consigo viver sem é o CMD+D (ou CTRL+D para quem usa Windows) ou o plugin que salva meus links no Delicious.

Guardar links não serve apenas para servir de referência algum tempo depois, mas é ótimo para quando você não tem tempo para ler no momento e quer ter algo para ler mais de tarde (sem ter que ficar caçando aquele link novamente).

Teve uma idéia? Anote-a
Já acordei no meio da noite com uma idéia genial. E também já tentei dizer pra mim mesmo, “amanhã de manhã vou fazer isto!” e assim que eu acordo de verdade, apenas lembro que tive uma idéia genial mas não lembro o que é. O mesmo cenário acontece quando estou fazendo qualquer outra coisa.


Com o passar do tempo, peguei o hábito de anotar estas idéias na hora. Carrego comigo um caderno e uma caneta para estes momentos. E de noite, quando não quero levantar da cama ou ligar a luz só pra anotar algo? Uso o gravador de voz do celular. O importante é não perder nenhuma idéia!

Seja sempre organizado
Minha vida virtual já foi mais desorganizada – e ainda é, comparado com como minha esposa guarda os arquivos no computador dela. Mas estou chegando lá!

Categorize seus favoritos, crie pastas e subpastas para cada trabalho, guarde brushes, texturas e outros recursos do Photoshop em uma pasta específica, etc.

Quanto mais organizado você for, melhor o seu trabalho irá fluir. Tente.

Use redes sociais
Toda vez que recomendo isto, logo em seguida vejo algo que me faz arrepender ter dito qualquer coisa. Aprenda como usar redes sociais antes. Já vi muita empresa (e profissional autônomo) queimar a cara por achar que rede social é lugar de fazer spam descarado. Nada de usar Twitter para publicar apenas o feed do seu site, usar o Orkut para spamear seus amigos com lins para seus sites, ou ter uma conta no Facebook só para pedir tijolos aos seus amigos para que você consiga fazer sua fazendinha no FarmVille.

Não tenha medo de se expressar
Não acredite em gráficos bestas como este. Desenvolva um estilo próprio e seja você mesmo.

Seja exibido
Se você não mostrar a ninguém o seu trabalho, quem irá? Use sites como o Deviantart para mostrar seu trabalho, ou crie um portfólio mais personalizado com o xCakeBlogs. Promova seu trabalho nas redes sociais (lembre-se de não abusar!).

É necessário ser visto para ser lembrado, lembre-se disto.

Ganhe dinheiro
Afinal de contas, dinheiro não compra amor, mas amor não enche a barriga, não coloca um teto sobre nossas cabeças e não mantém a internet conectada.


Se você ama o que faz, ganhe dinheiro sobre isto. Não há nada de errado aí. Afinal de contas, não há qualidade melhor de vida do que fazer o que você ama, ser reconhecido por isto e ainda sobreviver disto.

Faça algum esporte
Ou seja, saia da frente do computador por algumas horas ao dia. É um conselho batido (que até a sua mãe deve ter lhe dado vááárias vezes), mas vale a pena reviver de novo.

Trabalhe menos
É, eu sei. Ficou chocado, né?

Mas pense, trabalhar menos significa trabalhar com uma produtividade maior. Se você não tiver vontade de trabalhar, não trabalhe. Se você não consegue fazer um bom trabalho, faça outra coisa. Não adianta ficar se estressando, tentando chegar com uma solução na marra. Saia, dê umas voltas. E se seu chefe não entende isto, ele não sabe como designers trabalham. Logo, melhor arranjar outro emprego.

Viva, não apenas exista



Entre todos os conselhos, este é o mais importante. Do que adiantar ter o melhor emprego e ter o melhor salário do mundo se você não tem tempo pra gastar? Ou pior ainda, não tem com quem gastar?

Não existe nada pior no mundo do que não ter amigos. Afinal de contas, você pode estar desempregado e sem dinheiro mas você sempre terá seus amigos. A vida é muito mais que apenas trabalho.

Passou das 19h? Pare de responder e-mails. Há 90% de chance de que este e-mail não é tão importante que seu cliente não pode esperar até a manhã seguinte para ler. Saia com os amigos, deixe o smartphone em casa.

Se existe uma lembrança que você vai querer ter no futuro é da sua formatura, do seu primeiro beijo, ou daquela loucura que você fez com seus amigos. Você não quer se lembrar das horas gastas na frente do computador.

Agora, desligue este computador e vá sair com os amigos. Ah, ainda tá no horário de trabalho? Saia de fininho.

Esse texto foi originalmente publicado em http://design.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário