quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Qual a importância do design?

Você, seja designer gráfico, web designer ou designer de produto, sabe qual é, de fato, a importância do design no mercado atual?


A importância do design esta na criação de produtos que facilitem a vida das pessoas sem esquecer a importância estética, ou seja, criar coisas funcionais e bonitas. Temos um mercado consumista onde há inúmeros aparelhos com as mesmas funcionalidades e preços. Por isso, hoje em dia o design é o fator decisivo no sucesso ou fracasso de um produto. Assim como um design bem pensado desperta o desejo dos consumidores, um design pobre e mal feito gera uma repulsa enorme.

Um problema encontrado ai é o aparente descaso das empresas com o design de suas marcas e produtos, pois muitas ainda consideram design uma perda de tempo e dinheiro, um gasto supérfluo e desnecessário.

Um bom investimento em design de um produto é como um blog, em curto prazo é um gasto relativamente alto, que poderia ser evitado. Mas em médio prazo (quando o produto é lançado no mercado e entra em disputa direta com seus concorrentes) se mostra um investimento altamente lucrativo, uma vez que o produto vende mais quando é novidade e tem sua vida útil comercial prolongada (ou seja, as pessoas compram o produto mesmo quando ela já não é mais novidade).

Bom design resulta em mais lucros

Em grandes empresas (como Coca-Cola, Aplle, Google, etc) podemos perceber que há um grande investimento no design dos produtos e das marcas. Isso é um dos fatores que fez e mantém essas empresas como líderes mundiais (além do serviço de qualidade é claro). Já li em muitos blogs comentários de pessoas que falam que o design não é capaz de fazer um marca ou produto, e de fato não é; no entanto, ele é um fator de peso na disputa entre uma marca e outra, e cada vez mais a estética é o fator decisivo entre comprar ou não alguma coisa.

Vejamos um exemplo disso na prática: a Aplle. A Aplle produz computadores com um excelente hardware e roda sobre seu SO (sistema operacional) próprio, o que garante aos seus computadores maior estabilidade e faz-se assim um grande diferencial em relação aos demais. No entanto, buscando uma diferenciação ainda maior a empresa investiu pesado em design, e criou uma linha de computadores, o IMac, que hoje é uma referência no design de produto.

O design incrível é um dos fatores que faz o Mac ser tão cobiçado
E lembre-se: um bom design é tão importante quanto bom desempenho e preço acessível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário