sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Urban Trash Art no SWU

O Urban Trash Art, projeto dos artistas plásticos Pado e Rodrigo Machado, traz para o festival SWU – Starts With You - uma escultura gigante feita de lixo, que estará em exposição durante todo o evento, entre os dias 9 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, em Itu (SP).

Intitulada “Centopeia Viking”, a mega construção tem cerca de duas toneladas e meia de material coletado nas ruas de São Paulo e é a maior escultura de lixo já produzida pela dupla, com aproximadamente 26 metros de comprimento, seis de altura e sete de largura.

Os artistas Bruno Barnabé e Heitor Neto foram convidados pelo UTA para participar da montagem desta escultura.

Projeto UTA
O projeto Urban Trash Art começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte.

A ideia é reaproveitar objetos e todo tipo de material não-orgânico que já teve utilidade e foram descartados pelo homem para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.

A intervenção artística do projeto UTA é previamente concebida, mas o formato final é inspirado pelo tipo de material coletado e resultado da sinergia entre os artistas no momento da montagem.

Ao criar as esculturas em espaços públicos, os artistas coletam e transformam o lixo encontrado em caçambas e calçadas, devolvendo para a cidade obras de arte que interferem na paisagem urbana e propõem um olhar crítico para a questão do consumo exagerado e do desperdício.

A proposta é transformar o lixo em arte, como meio e fim, uma forma poética de enxergar o lixo e por meio da expressão artística atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto e com o qual ninguém se importa mais.

Pado
Desde 1998 trabalha com processos orgânicos de criação, pesquisando e utilizando a reciclagem de materiais para criar obras de arte sustentável a partir de métodos simples de execução e experimentação de vários suportes e materiais, principalmente metal e madeira.

Faz a concepção de projetos, produção, criação e montagem de vitrines para lojas. Também é cenotécnico e desenvolve projetos para a criação e modelagem de esculturas e suportes para projeção visual na área de cenografia para eventos.

Desde janeiro de 2009, em parceria com o artista Rodrigo Machado, faz intervenção urbana e participa de exposições e atividades culturais com o projeto Urban Trash Art (UTA), que se apropria do lixo sólido encontrado nas ruas de São Paulo para reutilizá-lo na criação de esculturas em áreas públicas da cidade

Formado em licenciatura em artes plásticas pela FAAP em 1996, Rodrigo Machado trabalha com cenografia, direção de arte e pintura, nas áreas de cinema, teatro, televisão e eventos.

No campo das artes plásticas e visuais desenvolve trabalhos em quatro vertentes: na fotografia, com os temas urbanos “LIXO” e “PEGADAS”, buscando inspiração nas ruas das cidades grandes,

Na pintura, pesquisa temas mais subjetivos do universo humano. Nas suas colagens, procura integrar a fotografia com a pintura e a literatura, criando novas propostas visuais, e no campo da escultura, em parceria com o artista Cleber Padovani (PADO), faz intervenções urbanas com o projeto UTA – Urban Trash Art, e participa de mostras e eventos culturais construindo esculturas feitas com lixo recolhido nas ruas de São Paulo.

Os artistas fazem parte da Inspira | produção e criação multimídia, um núcleo de produtores e criadores independentes.

Sites
www.urbantrashart.blogspot.com
http://inspiracria.wordpress.com
http://brunobarnabe.tumblr.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário