quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PlayStation Move consegue divertir o jogador, mas sem o brilho do Wii

O PlayStation Move e a extensão Navigation Controller.


O controle sensível a movimentos PlayStation Move foi lançado oficialmente no dia 17 de setembro nos Estados Unidos. Com previsão de chegar às lojas do Brasil para o Natal, ele chega com uma proposta parecida com a do Wii: utilizando o acessório para realizar movimentos próximos dos reais e levá-los para dentro do game.

A principal diferença do Move para o Wii Remote está na precisão. Além de possuir acelerômetros e um giroscópios para captar o movimentos dos jogadores, ele utiliza uma esfera luminosa de LED que, combinado com a câmera PlayStation Eye, capta a distância, a altura e a posição do controle, permitindo um nível de precisão maior dentro do jogo.

Para garantir maior nível de precisão dentro dos games, o sistema é calibrado antes de cada partida. Por meio da câmera, os jogadores identificam a posição que devem ficar e, em seguida, colocar o Move em uma série de posições que permitem identificar a altura do jogador e sua distância da tela.

Outra diferença é que um jogador pode utilizar dois controles Move para jogar um game. Isso permitiu aos programadores uma série de melhorias nos jogos. No título “Sports Champion”, que acompanha dois dos pacotes do acessório, cada Move representa uma das mãos nas modalidades “Vôlei de Praia” e “Gladiador”, o que permite uma interação maior com o título. Entretanto, se o usuário possuir apenas um controle, estas modalidades funcionam da mesma forma, mas sem a mesma imersão.

No game de “Tênis de Mesa”, também presentes em “Sports Champion”, o jogador utiliza apenas um PlayStation Move. Nesta modalidade, ele deve mover o controle com o intuito de rebater a bolinha, algo que, com a precisão extra do acessório, permite até que se coloquem efeitos para tentar enganar o adversário.

Há ainda a extensão Navigation Controller que é utilizada em jogos que exigem o controle de um personagem, por exemplo. Ele apresenta uma alavanca analógica e um direcional digital para esta função. Ele não possui fios para se conectar ao Move. Games que já foram lançados para o PlayStation 3, como “Heavy Rain” e “Resident Evil 5: Gold Edition”, receberam uma atualização gratuita pela internet que os tornaram compatíveis com o Move e com a extensão Navigation Controller.

Diferentemente do Wii Remote, o controle do Wii, o PlayStation Move funciona com uma bateria interna, dispensando o uso de pilhas. A Sony afirma que a energia do acessório dura até 7h de uso. Para recarregá-lo, basta conectar o Move à porta USB do PlayStation 3.


Por utilizar a câmera, o PlayStation move permite que os jogos apresentem o jogador dentro da tela. É o caso de jogos como o “EyePet”, que exige cuidar de um bichinho virtual. Além de poder fazer carinho e brincar utilizando as mãos, o Move acaba se transformando em acessórios como chuveiro para dar banho, por exemplo.

O jogador precisa de espaço na sala ou no quarto para jogar os games com o PlayStation Move. O motivo é que a câmera precisa enquadrar o jogador e, ao mesmo tempo, manter o acessório em foco mesmo quando o jogador abaixa o controle – toda a vez que o Move sair do enquadramento da câmera, aparecerá um aviso na tela. Outra recomendação é ter o ambiente bem iluminado. Em locais com pouca luz o sistema tem certa dificuldade de captar os movimentos do Move.

Embora apresente games com gráficos em alta definição e traga mais fôlego para títulos já lançados, faltou um certo brilho ao PlayStation Move, algo que o Wii teve no seu lançamento em 2006. Existe a novidade, com games de esportes inéditos e o uso da câmera para levar o jogador literalmente para dentro do jogo, mas faltou um algo a mais que a Nintendo conseguiu alcançar com o seu console: a diversão. A Sony ainda pode conseguir isso com os futuros títulos, mas com “Sports Champion” e outros games que já estão nas lojas, o Move deixa a desejar.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário